quarta-feira, 22 de maio de 2013

A tranquila Montevidéu





Rambla em pocitos

Montevidéu ou Montevideo em casteliano, é a capital do Uruguay e se localiza na zona sul do país, às margens do rio Del Plata. Uma cidade limpa, sem trafego, com bastante áreas verdes e desenho urbano planejado e bem executado são os grandes responsáveis pela atmosfera de tranquilidade que a cidade transmite e que chamou bastante minha atenção, sendo classificada, segundo o site Winkipedia, a cidade latino-americana com a melhor qualidade de vida e se encaixando entre as 30 mais seguras do mundo. 

Nossa estadia na cidade foi rápida e um pouco corrida, mas apesar disso acredito ter vistos todos os principais pontos turísticos, e confesso eles não foram os que mais me encantaram na cidade. Montevidéu é uma cidade com pouca bagagem histórica e poucos pontos a serem visitados. 

Uma boa opção é acrescentar alguns dias na viagem e fazer a cidade de Punta Del Este e Colonia del sacramento. Infelizmente não fiz nenhum dos dois, mas podem ver mais dicas nos sites abaixo.

Colonia fica mais perto de Buenos Aires que de Montevidéu, então pode ser acrescentado no roteiro de uma viagem para Buenos Aires, já li que a cidade é imperdível.  


Chegamos em  Montevidéu no começo da tarde e o Aeroporto já me surpreendente e nos mostra que seremos bem recebidos na cidade, alem do projeto do aeroporto ser muito bom. Um aeroporto pequeno mas bonito, contemporâneo e que atende a demanda da cidade. 

O trajeto do aeroporto para o hotel já foi um ótimo passeio. O táxi fez todo o trajeto pelas ramblas. As ramblas é uma especie de orla, são avenidas largas que percorre toda a extensão beira-mar ( no caso o rio del plata). É um passei interessante por que se pode perceber varias coisas, tem bairro que é só de casas, boas casas, tem um que é mais centro comercial, tem pocitos que é residencial mas com prédios comerciais e barzinhos, punta carretas que é mais novo. As ramblas de pocitos e carretas são as melhores para uma passeio à pé. 

Depois de deixar malas no hotel fomos andar nas ramblas. Como eu havia dito pocitos e punta carretas são os melhores cantos para andar, nas outras é mas para um bom cooper. Andamos pouco e escolhemos um restaurante para um bom vinho e apreciar um bom por do sol.

Chê Montevideo,  Rambla Mahatma Gandhi

O local é ótimo e super agradável  comida gostosa e bom atendimento, porem para uma sexta feira, achei bem parado, pouca gente.. o que achei estranho, pois aqui temos muito o costume de restaurantes a beira mar.

Nesse dia resolvemos ir conhecer o restaurante Montecristo que achei maravilhoso, fiz um post só dele...

O fim de semana não são os dias mais aconselhados para o turismo na cidade, centro e cidade velha fecham depois de uma hora da tarde. E algumas atrações como prefeitura e Palácio Legislativo também só tem visitação na semana. 

Saímos pela manha e a programação era centro e cidade velha e pela tarde marcamos uma visita ao vinhedo Bodega Bouza.  Veja mais no post do link a seguir.

http://umallstarviajante.blogspot.com.br/2013/06/bodega-bouza-e-os-tons-de-verde-do.html


Prefeitura

Iniciamos nossa caminhada na avenida 18 de julho onde a prefeitura está localizada. Na esquina da quadra tem uma Informações turísticas, da uma passadinha la e pega um mapinha que vem marcando os locais. 

Apesar de segura a cidade e de não termos tido nenhuma experiência negativa, a não ser com o taxista que depois eu conto, fomos abordadas 3 vezes para nos avisar para ter cuidado com as bolsas. A Av. 18 de julho é basicamente comercial e possui alguns pontos interessantes como a fonte de cadeados, com a mesma teoria da ponte de cadeados de Paris e o Obelisco da Av. 

Fonte dos Cadeados

Ao decorrer da Av. até o Palácio Salvo há também algumas praças e prédios interessantes, como eu disse antes a cidade possui muitos espaços verdes e de convívio social. 

Plaza Ingeniero


O palácio Salvo é sem duvida a edificação mais interessante da cidade e a mais antiga. Localizado na Plaza Independencia, uma grande praça na divisa entre o centro de Montevidéu e aCiudad Vieja.  No centro da praça está o Mausoleo General Jose Artigas, um monumento que guarda as cinzas do militar, que foi um herói nacional. Aos arredores da praça, alem do Palácio Salvo também encontramos o Tetro Solis, restaurado, possui visita que circula por todos os ambientes do teatro, desde a fachada do edifício até a platéia. Para informações sobre preços, agendamento e horários dos tours segue o link do site do teatro http://www.teatrosolis.org.uy/index_1.html




Plaza Independencia
Antigamente havia uma muralha dividindo estas duas áreas e um pedaço dela ainda restou e está no local, a Puerta de la Ciudadela. Apesar de atualmente essa "porta" ser simbólica ao passar pela muralha já se percebe um entorno diferenciado, a área da Ciudad Vieja nos remete um pouco as ruelas do Quartier latin de Paris. Porem essa semelhança não se estende sobre toda a área, ao se aproximar do Mercado Del porto o quadro já assume o retrato de região portuária. 


Palácio Salvo
Puerta de la Ciudadela
No caminho passamos pela Plaza Constitucíon onde fica a catedral de Montevidéu.

Catedral.
          
Para terminar o tour do dia, pois íamos pela tarde para o vinhedo, fomos ao tradicional almoço no mercado. O mercado é bem animado e com vários restaurando dentro. Por indicações escolhemos o restaurante El palanque, não me arrependi, apesar de não ser uma excelente comida e por estar bem movimentado o atendimento também não foi muito bom, porem me arrependo por ter ficado do lado de fora, entre olhe e fique no restaurante na parte interna do mercado, é bem mais animado e já que é um passeio tipico o que vale é a bagunça. 




No Próximo post publico o resto da viagem....



    




Nenhum comentário:

Postar um comentário