quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A Magnifica Paris

Tem 3 dias que voltei de viagem e ainda não consigo encontrar palavras certas que possam descrever a experiencia que foi conhecer cidades tão belas e em tão maravilhosas companhias, mas como escrever é uma arte que surge naturalmente, vamos começar.

Escolhi começar pela linda cidade da Luz, Paris, não gosto de classificar melhor e pior, mais bonita menos bonita, mais acolhedora, mais badalada e por ai vai... Acredito que essa classificação muda muito de pessoa pra pessoa e de fatores específicos que surgem durante a viagem.

Vamos a Paris...

Paris é uma cidade enorme e carregada de historia e cultura. No sec. XIV era a mais importante cidade de todo o mundo ocidental. Ao longo dos anos a cidade apresenta fatos que fizeram historia em vários ramos, sendo atualmente referência mundial em gastronomia e moda por exemplo. Foi a casa de grandes artistas, como Toulouse Lautrec e Salvador Dali, como também casa de grandes lideres como Napoleão Bonaparte.

Agora puxando a sardinha um pouco pro meu lado, arquitetura e urbanismo, é em Paris onde acontece a maior reforma urbanística da época onde, o urbanismo ainda nem era visto com uma ciência. Foi a reforma de Haussmann que deu a cara de Paris e que é mantida até hoje, os famosos bulevares e sua arquitetura Haussmaniana, mas não vou me estender nesse assunto, mas vale a pena uma aprofundada, uma olhada nesse vídeo ( https://www.youtube.com/watch?v=pFxp3pczRzg ) é bem legal.

Arco do Triunfo e seus Bulevares


Já deu pra ver que o que não falta em Paris é o que fazer, visitar e conhecer, então na hora de programar sua viagem a Paris, não coloque menos de 5 dias. Fiquei 5 dias e não foi o suficiente ficou coisa pra se fazer e alguns pontos turísticos como o Louvre eu gostaria de voltar e fazer com calma.

Sobre o clima... Bem o clima em Paris, como também  em vários países da Europa variam de acordo com a época do ano. Escolhemos Outubro, inicio do outono e acho que tivemos sorte :) No outono é bem comum chuva todos os dias, mas calma, não é chuva que nem aqui em Fortaleza onde parece mesmo é que o mundo ta desabando. É uma chuva tranquila onde o guarda-chuva resolve o seu problema. Digo que tivemos sorte pois, dos 5 dias, 3 foram de SOL, 1 choveu um pouco e o outro foi só nuvens. As temperaturas são em media 16° graus, e pouco venta em Paris, como não tenho muito frio, apenas jaquetas de couro resolveram o meu problema. Outra informação boa é que o dia termina as 8 da noite então da para aproveitar bastante, apesar do dia também só começar as 8 da manhã, quem é que sai antes das 8 do hotel de ferias né?!!?

Não da pra ver mais estava chovendo
Para andar em Paris existe 5 alternativas:
  • a pé ( para mim a melhor forma de se conhecer)
  • metrô
  • trem
  • táxi ( o táxi mais caro que pegamos foi 20 euros com 3 euros de taxa pois eramos 4 )
  • ônibus  
  • ônibus turístico
A única que não utilizei foi o ônibus. Inicialmente tinha planos de não utilizar o ônibus turístico, não porque eu não goste ou ache caro, mas porque eu prefiro andar, costumo fazer as rotas de cantos perto e utilizo o metrô para maiores distancias ou até mesmo ônibus de linha que você pode ver por onde anda. Porem, logo no primeiro dia em Paris me deparei com um mapa de metrô complicado, linhas que se ramificam, plataformas que, uma hora passa uma linha de metrô outra hora passa de trem, porem também nenhum bicho de 7 cabeças, com o tempo você se acostuma. Devido ao susto inicial e ao terrorismo que rola sobre as grosserias dos franceses, resolvemos pegar o ônibus turísticos onde não teríamos a preocupação de se perder pelas linhas de metro de Paris. Não me arrependo, também adoro aqueles "onibuzinhos", mas com o tempo fomos vendo que não é bem assim, graças a Deus, não tivemos nenhum problema em relação a hospitalidade dos franceses, sempre que perguntávamos informações dava tudo certo. Os taxistas até gaiatinhos eram...  e o metrô só erramos uma vez que foi quando fomos para Versalhes, onde na verdade era trem, mas explico melhor no post sobre Versalhes.

Sempre rola um mito de se gastar muito dinheiro com táxi em viagens, eu discordo, achei os táxis baratos na Europa inteira, tínhamos a vantagem de estar em quarto então fica super barato pra cada uma e era um único táxi, até os translados de aeroportos/estação para hotéis fizemos de táxis  pois, ou sai quase a mesma coisa ou até mesmos mais barato como o caso de Londres, acredite!





Nenhum comentário:

Postar um comentário