segunda-feira, 8 de julho de 2013

A Barcelona de Gaudi.

A encantadora cidade da Espanha é colorida e cheia de vida, segundo o site Wikipédia possui uma população de cerca de 1 621 537 habitantes e é, depois de Madrid, a maior cidade da Espanha.

Quando se fala em Barcelona, é impossível não se lembrar instantaneamente de um grande artista, Gaudi

A sagrada Família.

Antoni Gaudi, é um artista emblemático e que surpreende à todos. Explicar sua grandeza me tomaria muito tempo e não seria nada ilustrativo, logo se forem a Barcelona não deixem de entrarem em nenhuma de suas obras e antes de entrar gastem alguns minutinhos observando tudo, nada em suas obras é por acaso. O auto guide é extremamente necessário para melhor compreender tudo, caso o contrario provavelmente ficara muito difícil não achar que Gaudi é apenas um louco. 

No inicio de sua jornada Gaudi era fortemente influenciado pelo estilo Neogótico, depois torna-se parte do movimento modernista catalão, porem sua arte transcende qualquer movimento. Maioria de suas obras são baseadas nas suas 3 maiores paixões, Arquitetura, Religião e a Natureza que culminam em um estilo único. Muito de seu projetos eram elaborados no decorrer da obra, de forma espontânea e orgânica, experimentos empíricos lhe mostravam a direção e o equilíbrio da estrutura de sua obra. 

Esse vídeo é bem curto e resume a historia de Gaudi. 

Suas Obras mais importantes são:

Sagrada Família. 

Vista Fronta do Altar
 
Nave Lateral
Infelizmente muitos costumam não entrar na Sagrada família por causa das filas que realmente costumam ser grandes, mas eu digo com toda certeza, não entrar seria um crime. Mesmo que você não goste de artes ou não seja religioso ainda garanto que você vai se encantar com ela, e lembre-se Audio guie é obrigatório, vale todos os centavos.

Casa Batló
                                                                                                                 
 
Escadaria da entrada simulando a
espinha de um Dragão
           
Adicionar legenda
 A casa Batló é, depois da Sagrada Família, a obra mais impressionante, uma arquitetura riquíssima para os dias de hoje, para a época então. O Áudio guide também é indispensável e nesse caso de graça, já esta incluso no valor da entrada. Um rápido exemplo de sua genialidade, é o tamanho dos vãos das janelas no átrio central. Quanto mais longe da iluminação natural maior o vão da janela é, o que permite a mesma entrada de iluminação natural para todos os andares, parece tão logico depois da explicação. ( e se não deu para entender nada que eu acabei de falar, acredite ao vivo fica tudo muito claro)                    

Fachada principal.

No solarium 
Casa Mila ou La pedrera

A casa mila não é na verdade uma casa e sim um edifício residencial. Aos olhos da grande maioria o que mais fascina são, o telhado com suas chaminés e as formas curvas de sua fachada, mas eu não pude deixar de me surpreender com a forma que ele se preocupa com a iluminação natural de todo o edifício, mas isso é coisa de arquiteto curioso, hehehehe

Fachada Principal

Chaminés de Gaudi na coberta do
edifício. 
As duas obras a cima mencionadas estão localizadas na Avenida mais conhecida de Barcelona, o passeio de Graça, bem próximas uma da outra. Já a Sagrada Família e o Parque Guell ficam mais distantes. 

O passeio de Graça é uma linda Av. que possui as melhores lojas e vários cafés ao longo de sua extensão.  

Vista para a Av. Passeio de Graça.

Parque Guell

Teto 
 O parque Guell é enorme e chegar lá não é a coisa mais simples do mundo, infelizmente sofremos e andamos bastantes para conseguir chegar ao local mais popular do parque que é onde batemos essas fotos. Não existe linha de metrô nem de ônibus que chegue e pare em frente a entrada, então eu aconselho a pegar um táxi, acaba evitando que se ande bastante, porem foi um passeio legal, gosto quando me perco um pouco.

O famoso.


Ai vai um ótimo vídeo que conta a historia do parque é curtinho também, apenas 4 minutos, porem é todo em inglês.  


As obras de Gaudi estão espalhadas em toda Barcelonas e vai de obras como as citadas a cima como postes encontrados na praça dos desocupados situada perto da Las Hamblas, porem essas citadas são imperdíveis e passagem obrigatórias.