- Aqueles livrinhos turísticos que tem em todo livraria. Eles são ótimos, dizem todos os pontos turísticos por áreas, explicam de forma breve a historia de cada ponto turísticos e formas de acessos aos mesmos. Há também dicas de lugares de compras e restaurantes, porem confesso que essas dicas eu nunca levo em consideração, não costumo nem ler. Restaurantes turísticos nunca fazem meu estilo, para esses requisitos costumo apelar para dicas em blogs ou de amigos que já foram.
- Outro artificio indispensável é nosso querido Google Earth, costumo marcar os pontos turísticos que quero conhecer e tento traçar os percussos que quero fazer, sempre procuro os trechos que podem ser feitos a pé ( é tão fantástico o programa que mede distancias, tamanho de quadra e etc. logo da pra ter noção do quanto você aquenta andar)
Outra coisa que é muito importante para a programação de suas viagens é o tempo que vai passar em cada cidades/países, hora de chegadas e partidas. Na Europa muitos trecho são feitos de trem, então se certifique de compra-los com antecedência e de marcar seu acentos para que todos viagens juntos. Uma empresa de trens que costumo usar é a Rail Europe http://www.raileurope.com.br/ o site é todo em português ai fica mais fácil de entender e não cometer erros.
Há quem goste daqueles ônibus turisticos de dois andares, eu particularmente gosto de fazer o máximo possivel á pé, porem em certos casos vale a pena. Ai vai o site da empresa desses ônibus que possuem em vários países no mundo inteiro. http://www.city-sightseeing.com/
Blogs são outras ótimas fontes de dicas e hoje em dias há vários ótimos blog pela rede...
Agora lembrem também que vale a pena se perder, em um dia na viagem largue a programação e simplesmente saia andando...